menorah

menorah
...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A FUGA DE JACÓ

INTRODUÇÃO:
Bem dizia Salomão ao dissertar sobre fuga :”fogem os ímpios sem que alguem os persiga mas o justo é ousado como o leão”.Em outras palavras quando o homem deve, ele foge.Foge da sociedade, foge de Deus, foge de si mesmo e foge da vida.E como diz o texto, não precisa que alguem persiga.O justo não precisa viver fugindo da sociedade, de Deus, de si mesmo muito menos da vida.
Jacó é um típico “filho de crente, cara de crente, diz que é crente mas não é crente.”Jacó apronta contra Deus, contra seu pai (Isaac) e contra seu irmão.Jacó se aproveita da instabilidade e inconstancia de Esaú para assim adquirir o direito de primogenitura que pertencia a este.Jacó se aproveita da cegueira de Isaac para roubar a benção que seria do seu irmão.e peca contra Deus. Mas Deus não desiste dele.
Depois de ter inflamado, provocado e despertado o furor de Esaú ele foge porque é consciente da sua morte caso contrário.
O medo de quem foge é um medo que suga.É um medo que faz tremer o coração.É um medo que perturba a consciência.É um medo que deixa cicatrizes (Caim).È um medo que leva ao vale da sombra da morte (Jonas).
Entretanto esse é também um cenário para a ação de Deus.Afinal quando tudo está perdido.Quando ninguem mais acredita.Quando não há mais solução, é exatamente ai que Deus aparece como uma luz no fim do túnel.

1.A DISCIPLINA DE JACÓ:
A verdade é que nós pensamos que depois de aprontarmos as consequências não vem.É bobagem pensar assim.Pois tudo o que o homem planta ele colhe.Se você economiza bastante e investe bastante é claro que você será uma pessoa prospera.Ao passo que se você gasta bastante e não investe nada você também não colhe nada.Princípio da semeadura.Planta ignorancia colhe ignorancia, colhe falta de compreensão, colhe falta de respeito e asiim por diante.
Caim, jonas e jacó talvez nem imaginassem o que os esperava.As consequencias podem até demorar mas vem.Jacó foi roubado e enganado por seu proprio tio muitas vezes.Certamente não dormia bem, porque o sono de alguem que esta sendo vítima de ameaças certamente não é nada fácil.Na longa viagem para Padã-Aran sofreu ao dormir a céu aberto onde seu travesseiro era pedra.


2.O ENCONTRO:
Foi exatamente nesse contexto que esse homem teve um encontro real com Deus.Aquele filho de crente que conhecia YHWH (Deus de Abraão) passou a ter uma experiência singular com Deus. E é assim também conosco.Não adianta pensar que o fato de eu ser filho de pastor de eu carregar o título de presbítero ou filho de crente ou o fato de pertencer a uma igreja evangélica que eu sou salvo.
Nesse encontro com Deus, jacó recebeu uma revelação privilegiada.Você precisa saber que foi a afirmação mais poderosa deste capítulo:
“eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu;e os anjos de Deus subiam e desciam por ela” (Gn.28:12
). Uma menção ao filho de Deus.Cristo é nossa escada para Deus.Escada posta na terra para trazer a reconciliação com Deus, perdida no éden.Cristo é o canal das bençãos de Deus.É por meio dele que os anjos vem ao nosso auxílio na guerra contra as potestades desse mundo tenebroso.(voce deve saber que existe sim uma batalha espiritual.)
Nessa mesma visão Deus relembra para jacó a aliança com Abraao.Aquela aliança unilaterial do cap. 15.
“tua descendencia será como o pó da terra”(v.14)
“em ti e na tua descendencia serão abençoadas todas as famílias da terra”(v.14)
“a terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendencia.”(v.13).Esse me faz lembrar que Deus providencia o pão dos seus filhos enquanto esses dormem (sl 127:2b).
3.A CONVERSÃO:
“...se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então YHWH será o meu Deus e a pedra que erigi por coluna, será a casa de Deus;e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo”(v.20-22)

A vida daquele homem mudou ali.Quando ele decidiu.Quando ele se converteu.
CONCLUSÃO:
Fugir de Deus e dos homens não é a melhor saída.Porém fugir para Deus quando a coisa aperta é o melhor investimento que uma pessoa possa fazer.já está na hora do nosso crescimento;sei que Deus tem coisas grandiosas para oferecer àqueles que são realmente convertidos.

o exemplo de jacó nos ensine!

pb.Joabe-Gileade

Nenhum comentário:

Postar um comentário